Projeto
Gentileza gera Gentileza- Aprendendo a conviver na escola.
Este
projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania
sadia, critica, comparativa, consciente e de cooperação nos
educandos, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do
seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante
os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
Justificativa
Resgatar
os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos
em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do
jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma
perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e
harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Na
sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com
distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma
das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a
intenção de realizar uma educação na perspectiva do
desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com
que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática
educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os
valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do
ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre
esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente
escolar, ações e relações democráticas.
O desafio
que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes
de maneira , responsável e comprometida, do ponto de vista ético,
proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo
capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte,
fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de
possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão
da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
Objetivo
geral
Resgatar
a convivência do aluno com o aluno, do aluno com professores,
direção e demais funcionários, através de atitudes que demonstrem
reflexão e mudança no seu agir cotidiano.
Objetivos
específicos
- Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
- Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
- Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva.
- Resolver conflitos sem brigar, procurando controlar a impulsividade.
- Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas e todos os funcionários da escola, comportando-se de maneira solidária.
DESENVOLVIMENTO
Os
professores levantaram como valores que deverão ser trabalhados: a disciplina, responsabilidade, amizade, respeito, dignidade, honestidade, cooperação, fraternidade, solidariedade, igualdade, equilíbrio, confiança, amor, perseverança, justiça, esperança, obediência, paz, consciência, felicidade, bondade, otimismo, família, igreja, sociedade, escola.
Cada
turma terá sua atividade diferenciada, enfocando o que de maior
necessidade for diagnosticado ali, como também atividades coletivas
havendo a integração de todos os alunos.
Ação
dos professores
Além de
trabalhar os valores dentro da disciplina, ocorrerão atividades
específicas relacionadas com o tema, onde as turmas farão
comentários, produções, dramatizações, etc...
- Matemática: gráficos e estatísticas das conseqüências da violência no estado e no país.
- Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais.( Cada ano escolar escolherá um)
- Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.
- Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
- História: relatório sobre filmes assistidos.
- Ciências: valores ambientais.
- Arte: confecção de artigos para a decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo.
- Ensino religioso: desenvolvimento atividades referentes a valorização à vida,amor ao próximo,estímulo aos bons sentimentos e atitudes.
- Educação física: expressão corporal
A
abertura do projeto vai ser realizada com a participação de todos
os alunos e recepção dos mesmo pelos professores, estimulando o
desejo de participar do aluno. Ainda serão desenvolvidas atividades
coletivas como:
- Circuito de palestras e apresentações
- Filmes
- Apresentações
- Gincana
- Passeios
- Visitas
Conclusão
do projeto
A
culminância do projeto acontecerá nas datas 28 de maio, 29 de
agosto e 21 de novembro com alunos e professores.
Avaliação
Os alunos serão
avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação,
suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos
durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas
diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em
pequeno e grande grup