Projeto Gentileza Gera Gentileza


Projeto Gentileza gera Gentileza- Aprendendo a conviver na escola.

Apresentação

Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa, consciente e de cooperação nos educandos, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.

Justificativa

Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira , responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.

Objetivo geral

Resgatar a convivência do aluno com o aluno, do aluno com professores, direção e demais funcionários, através de atitudes que demonstrem reflexão e mudança no seu agir cotidiano.

Objetivos específicos
  • Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
  • Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
  • Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva.
  • Resolver conflitos sem brigar, procurando controlar a impulsividade.
  • Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas e todos os funcionários da escola, comportando-se de maneira solidária.
DESENVOLVIMENTO
Os professores levantaram como valores que deverão ser trabalhados: a disciplina, responsabilidade, amizade, respeito, dignidade, honestidade, cooperação, fraternidade, solidariedade, igualdade, equilíbrio, confiança, amor, perseverança, justiça, esperança, obediência, paz, consciência, felicidade, bondade, otimismo, família, igreja, sociedade, escola.
Cada turma terá sua atividade diferenciada, enfocando o que de maior necessidade for diagnosticado ali, como também atividades coletivas havendo a integração de todos os alunos.
Ação dos professores
Além de trabalhar os valores dentro da disciplina, ocorrerão atividades específicas relacionadas com o tema, onde as turmas farão comentários, produções, dramatizações, etc...
  • Matemática: gráficos e estatísticas das conseqüências da violência no estado e no país.
  •  Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais.( Cada ano escolar escolherá um)
  • Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.
  •  Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
  •  História: relatório sobre filmes assistidos.
  • Ciências: valores ambientais.
  • Arte: confecção de artigos para a decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo.
  • Ensino religioso: desenvolvimento atividades referentes a valorização à vida,amor ao próximo,estímulo aos bons sentimentos e atitudes.
  • Educação física: expressão corporal
A abertura do projeto vai ser realizada com a participação de todos os alunos e recepção dos mesmo pelos professores, estimulando o desejo de participar do aluno. Ainda serão desenvolvidas atividades coletivas como:
  • Circuito de palestras e apresentações
  • Filmes
  • Apresentações
  • Gincana
  • Passeios
  • Visitas
Conclusão do projeto
A culminância do projeto acontecerá nas datas 28 de maio, 29 de agosto e 21 de novembro com alunos e professores.

Avaliação
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grup