1ª FESTA DO HALLOWEEN
na EEB NATÁLIO VASSOLER
(Uma Proposta de Integração entre os Alunos)
Para a realização desse Projeto, foram elaborados uma sequência de atividades durante os meses de agosto a outubro/2013 nas dependências da unidade escolar.
A organização deste evento foi elaborada por um grupo de professores e teve a finalidade de propor ações conjuntas e estudar sobre uma cultura que ocorre no exterior e em vários locais do Brasil. Proposta esta capaz de levar o estudante a acreditar que é possível superar os obstáculos enfrentados no dia a dia a partir das atividades desenvolvidas em conjunto.
2.JUSTIFICATIVA
O Halloween é uma festa popular comemorada principalmente pelos norte-americanos. Eles festejam essa data vestindo-se de fantasmas e bruxas. Também as crianças vão pelas ruas, batendo nas portas das casas para pedir doces e balas. O símbolo do Halloween é “Jack—o´- lantern”. Sendo que o Jack é uma abóbora com cara de fantasma e com uma vela dentro para ficar iluminada. Essa abóbora é usada para enfeitar os jardins e varandas das casas, para afastar os espíritos maus e outros seres sobrenaturais. Além disso, há outros símbolos como: vela, caldeirão, vassoura, moeda, aranha, doces/travessura, maçã, bruxa, vampiro, abóbora, gato preto, esqueleto, fantasma, morcego, bilhete, sapo etc .
Para tanto, esse tema pode ser explorado nas aulas de língua Inglesa, visando integrar a cultura brasileira à americana a partir do estudo de costumes e tradições que busca conhecer a diversidade cultural no mundo.
Nesta perspectiva, considera-se um tema interessante para trabalhar na sala de aula/escola, pois os adolescentes apreciam ler, ouvir e contar histórias sobre as bruxas, os fantasmas, ou seja, histórias de terror. É preciso revisitar a tradição das narrativas orais, buscando trocar experiências. Desenvolver um evento como a festa do Halloween na escola é oportunizar mais conhecimentos aos estudantes de modo que eles aprendam mais palavras em inglês usadas no dia a dia. Também é uma forma de favorecer a interação entre eles desenvolvendo atividades de convivência social, além de valorizar os princípios e diferenças, pois vivemos numa época em que é um desafio respeitar a diferentes manifestações culturais.
É preciso que a escola incentive a propagação de novos conhecimentos sobre as diferentes culturas entre os vários países.
3.OBJETIVOS
A organização deste evento foi elaborada por um grupo de professores e teve a finalidade de propor ações conjuntas e estudar sobre uma cultura que ocorre no exterior e em vários locais do Brasil. Proposta esta capaz de levar o estudante a acreditar que é possível superar os obstáculos enfrentados no dia a dia a partir das atividades desenvolvidas em conjunto.
2.JUSTIFICATIVA
O Halloween é uma festa popular comemorada principalmente pelos norte-americanos. Eles festejam essa data vestindo-se de fantasmas e bruxas. Também as crianças vão pelas ruas, batendo nas portas das casas para pedir doces e balas. O símbolo do Halloween é “Jack—o´- lantern”. Sendo que o Jack é uma abóbora com cara de fantasma e com uma vela dentro para ficar iluminada. Essa abóbora é usada para enfeitar os jardins e varandas das casas, para afastar os espíritos maus e outros seres sobrenaturais. Além disso, há outros símbolos como: vela, caldeirão, vassoura, moeda, aranha, doces/travessura, maçã, bruxa, vampiro, abóbora, gato preto, esqueleto, fantasma, morcego, bilhete, sapo etc .
Para tanto, esse tema pode ser explorado nas aulas de língua Inglesa, visando integrar a cultura brasileira à americana a partir do estudo de costumes e tradições que busca conhecer a diversidade cultural no mundo.
Nesta perspectiva, considera-se um tema interessante para trabalhar na sala de aula/escola, pois os adolescentes apreciam ler, ouvir e contar histórias sobre as bruxas, os fantasmas, ou seja, histórias de terror. É preciso revisitar a tradição das narrativas orais, buscando trocar experiências. Desenvolver um evento como a festa do Halloween na escola é oportunizar mais conhecimentos aos estudantes de modo que eles aprendam mais palavras em inglês usadas no dia a dia. Também é uma forma de favorecer a interação entre eles desenvolvendo atividades de convivência social, além de valorizar os princípios e diferenças, pois vivemos numa época em que é um desafio respeitar a diferentes manifestações culturais.
É preciso que a escola incentive a propagação de novos conhecimentos sobre as diferentes culturas entre os vários países.
3.OBJETIVOS
3.1 Objetivos a serem alcançados pelo professor:
a) Promover algumas atividades culturais que evidenciam atitudes coletivas e cooperativas na escola;
b) Integrar as turmas utilizando o trabalho em equipe.
3.2 Objetivos a serem alcançados pelo aluno:
a) Valorizar experiências históricas por meio das pesquisas realizadas;
b) Reconhecer semelhanças e diferenças entre culturas de outros países sabendo relacioná-las à cultura brasileira.
3.3 Objetivos Específicos:
a) Conhecer a história sobre a comemoração do Halloween;
b) Conhecer símbolos do Halloween;
c) Identificar na cultura brasileira alguns aspectos que se parecem com a comemoração do Halloween;
d) Valorizar manifestações culturais;
e) Incentivar a busca pelo conhecimento de diferentes culturas;
f) Salientar a importância do folclore na divulgação da cultura e dos costumes dos povos;
g) Rever ou conhecer as lendas e tradições do folclore brasileiro, valorizando-o e comparando-o às outras culturas;
h) Vivenciar e conhecer através de atividades lúdicas a origem desta festa e que ocorre também no Brasil;
i) Aprimorar o vocabulário em Inglês.
4 CONTEÚDO
i) Aprimorar o vocabulário em Inglês.
4 CONTEÚDO
Um estudo sobre uma cultura norte americana chamada: Halloween envolvendo a pesquisa, leitura, compreensão sobre o assunto, bem como a produção coletiva de atividades para expor os conhecimentos adquiridos
a) Série: 1º, 2º e 3º Anos Ensino Médio
b) Tempo de duração: Aproximadamente 3 meses (Agosto, Setembro e outubro/2013).
a) Série: 1º, 2º e 3º Anos Ensino Médio
b) Tempo de duração: Aproximadamente 3 meses (Agosto, Setembro e outubro/2013).
________________________________________________________________________________
No dia 07/09/2013 (Sábado) os alunos da EEB Natálio Vassoler desfilaram pela Avenida Professor Eurico Back, no Centro da Forquilhinha - SC, para mostrarem um pouco do Projeto.
_________________________________________________________
No dia 08/10/2013 (Terça-feira) os alunos do 1º Ano do Ensino Médio Noturno enfeitou e organizou a sala para apresentar os símbolos do Halloween aos colegas das demais salas.
Deste modo, percebemos que essa troca de conhecimento tornou a aprendizagem muito mais significativa e atraente.
Confira algumas fotos desde os preparativos até o dia do evento:
______________________________________________________
No dia 21/10/2013 (Segunda-feira) os alunos do 2º Ano do Ensino Médio Noturno enfeitou e organizou o ginásio da escola para apresentar aos demais alunos da escola, algumas danças relacionadas ao Halloween. Confira:
_________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário