"GENTILEZA GERA GENTILEZA"
Aprendendo a Conviver na Escola.
Apresentação
Este
projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania
sadia, critica, comparativa, consciente e de cooperação nos
educandos, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do
seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante
os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
Justificativa
Resgatar
os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos
em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do
jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma
perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e
harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Na
sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com
distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma
das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a
intenção de realizar uma educação na perspectiva do
desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com
que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática
educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os
valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do
ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre
esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente
escolar, ações e relações democráticas.
O desafio
que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes
de maneira , responsável e comprometida, do ponto de vista ético,
proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo
capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte,
fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de
possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão
da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
Objetivo
geral
Resgatar
a convivência do aluno com o aluno, do aluno com professores,
direção e demais funcionários, através de atitudes que demonstrem
reflexão e mudança no seu agir cotidiano.
Objetivos
específicos
- Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
- Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
- Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva.
- Resolver conflitos sem brigar, procurando controlar a impulsividade.
- Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas e todos os funcionários da escola, comportando-se de maneira solidária.
Desenvolvimento
Os
professores levantaram como valores que deverão ser trabalhados: a
disciplina,
responsabilidade,amizade,respeito,dignidade,honestidade,cooperação,fraternidade,solidarie-dade,igualdade,
equilíbrio,confiança,amor,perseverança,justiça,esperança,obediência,
paz,consciência,
felicidade,bondade,otimismo,família,igreja,sociedade,escola.Cada
turma terá sua atividade diferenciada, enfocando o que de maior
necessidade for diagnosticado ali, como também atividades coletivas
havendo a integração de todos os alunos.
Ação
dos professores
Além de
trabalhar os valores dentro da disciplina, ocorrerão atividades
específicas relacionadas com o tema, onde as turmas farão
comentários, produções, dramatizações, etc...
- Matemática: gráficos e estatísticas das conseqüências da violência no estado e no país.
- Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais.( Cada ano escolar escolherá um)
- Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.
- Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
- História: relatório sobre filmes assistidos.
- Ciências: valores ambientais.
- Arte: confecção de artigos para a decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo.
- Ensino religioso: desenvolvimento atividades referentes a valorização à vida,amor ao próximo,estímulo aos bons sentimentos e atitudes.
- Educação física: expressão corporal
A
abertura do projeto vai ser realizada com a participação de todos
os alunos e apresentação de grupo teatral e coral, estimulando o
desejo de participar do aluno. Ainda serão desenvolvidas atividades
coletivas como:
- Circuito de palestras e apresentações
- Filmes
- Apresentações
- Gincana
Conclusão
do Projeto
A
culminância do projeto acontecerá na semana de 18 a 22 de novembro,
com alunos e professores numa exposição dos trabalhos realizados e
o encerramento da gincana.
Avaliação
Os alunos serão
avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação,
suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos
durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas
diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em
pequeno e grande grupo.
Bibliografia
BENNETT,
Willian J. O livro das virtudes: uma antologia de W.J. Bennet,
selecionado e adaptado por Luiz Raul Machado – Rio de Janeiro, Nova
Fronteira, 1995.
BENNETT,
Willian O livro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro, Nova
Fronteira, 1997.
Apostila – Sugestões de Dinâmica de Grupo, autor desconhecido, 1999.
Apostila – Sugestões de Dinâmica de Grupo, autor desconhecido, 1999.
CORTELLA,
M.S.; LA TAILLE, Y. de. Nos Labirintos da Moral. Campinas, S.P.:
Papirus 2005.
PARRAT-DAYAN,
Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo:
Contexto,
2008.
PUIG,
Josep Maria. A construção da personalidade moral. São Paulo:
Ática, 1998.
TREVISOL,
Maria Teresa Ceron. Tecendo os sentidos atribuídos por professores
do ensino
fundamental
ao médio profissionalizante sobre a construção de valores na
escola. In.: LA
TAILLE,
Yves de; MENIN, Maria Suzana De Stefano et al (Org.). Crise de
valores ou
valores em
crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.
ZABALZA,
Miguel. Como educar em valores na escola. Revista Pátio Pedagógica.
Ano 4, nº 13,
mai/jul. 2000.
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