terça-feira, 22 de outubro de 2013

PROJETO:

"GENTILEZA GERA GENTILEZA" 

Aprendendo a Conviver na Escola.


Apresentação
Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa, consciente e de cooperação nos educandos, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.

Justificativa

Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.

Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.

O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira , responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.


Objetivo geral

Resgatar a convivência do aluno com o aluno, do aluno com professores, direção e demais funcionários, através de atitudes que demonstrem reflexão e mudança no seu agir cotidiano.


Objetivos específicos

  • Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
  • Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
  • Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva.
  • Resolver conflitos sem brigar, procurando controlar a impulsividade.
  • Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas e todos os funcionários da escola, comportando-se de maneira solidária.

Desenvolvimento

Os professores levantaram como valores que deverão ser trabalhados: a disciplina, responsabilidade,amizade,respeito,dignidade,honestidade,cooperação,fraternidade,solidarie-dade,igualdade, equilíbrio,confiança,amor,perseverança,justiça,esperança,obediência, paz,consciência, felicidade,bondade,otimismo,família,igreja,sociedade,escola.Cada turma terá sua atividade diferenciada, enfocando o que de maior necessidade for diagnosticado ali, como também atividades coletivas havendo a integração de todos os alunos.

Ação dos professores

Além de trabalhar os valores dentro da disciplina, ocorrerão atividades específicas relacionadas com o tema, onde as turmas farão comentários, produções, dramatizações, etc...

  • Matemática: gráficos e estatísticas das conseqüências da violência no estado e no país.
  •  Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais.( Cada ano escolar escolherá um)

  • Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.
  •  Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
  •  História: relatório sobre filmes assistidos.

  • Ciências: valores ambientais.
  • Arte: confecção de artigos para a decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo.
  • Ensino religioso: desenvolvimento atividades referentes a valorização à vida,amor ao próximo,estímulo aos bons sentimentos e atitudes.
  • Educação física: expressão corporal

A abertura do projeto vai ser realizada com a participação de todos os alunos e apresentação de grupo teatral e coral, estimulando o desejo de participar do aluno. Ainda serão desenvolvidas atividades coletivas como:

  • Circuito de palestras e apresentações
  • Filmes
  • Apresentações
  • Gincana

Conclusão do Projeto

A culminância do projeto acontecerá na semana de 18 a 22 de novembro, com alunos e professores numa exposição dos trabalhos realizados e o encerramento da gincana.


Avaliação

Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.



Bibliografia

BENNETT, Willian J. O livro das virtudes: uma antologia de W.J. Bennet, selecionado e adaptado por Luiz Raul Machado – Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1995.

BENNETT, Willian O livro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997.
Apostila – Sugestões de Dinâmica de Grupo, autor desconhecido, 1999.

CORTELLA, M.S.; LA TAILLE, Y. de. Nos Labirintos da Moral. Campinas, S.P.: Papirus 2005.

PARRAT-DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto,

2008.

PUIG, Josep Maria. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

TREVISOL, Maria Teresa Ceron. Tecendo os sentidos atribuídos por professores do ensino

fundamental ao médio profissionalizante sobre a construção de valores na escola. In.: LA

TAILLE, Yves de; MENIN, Maria Suzana De Stefano et al (Org.). Crise de valores ou

valores em crise? Porto Alegre: Artmed, 2009.

ZABALZA, Miguel. Como educar em valores na escola. Revista Pátio Pedagógica. Ano 4, nº 13, mai/jul. 2000.



ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:






























Nenhum comentário:

Postar um comentário